Pós Graduação

Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Teorias e Metodologias da Educação

Duração: 440 horas

Vagas: 25

Ingresso: anual

Aulas: semanais, nas sextas-feiras (período noturno) e sábados (nos turnos da manhã e da tarde)

Público alvo: o curso é direcionado para os profissionais portadores de diploma de ensino superior (licenciaturas ou cursos de Formação Pedagógica de Docentes) que se interessam ou estão ligados à área da Educação.

Coordenador: Josimar Aparecido Vieira

Quem são os professores

Horário das aulas 2018/1

Documentos importantes:

Turma de 2017

Nome do Aluno Orientador (a) Temática – problema de pesquisa
VEREDIANA KELEN COMINETI
TANIA GONÇALVES DOS SANTOS
ALAN PARIZZOTO
GILVANA COLLA
JANETE ARAUJO
TAÍS ANGÉLICA NODARI
JOSE ROBERTO SOARES
ANDERSON ROMAN PIRES
AGNES WAWRZONKIEWICZ
VANESSA ZAUZA
GIANE BINOTTO
FABIANA DE MOURA DOS SANTOS
FRANCINI MECCA
FLÁVIA STEFANELLO
MARIO LUIZ JUNGUES JÚNIOR
CAMILA BRUM DE AZAMBUJA
VALTER SAMOEL RODRIGUES
ERRIETE KILING DA SILVA
CLEUZA MARIA CAMARGO DUTRA DE SIQUEIRA
LIANDRA MARA NORA RIESS
ANDREIA BARANCELLI DUARTE
LUCIANE INOCENTE
MAGDA SIMONE BARBOZA
JONATHAN LUBKE PETER

Turma de 2016

PROFESSOR/A ORIENTANDO/A TEMÁTICA – PROBLEMA DE PESQUISA
Alexandra Ferronato Beatrici Rondon Turra Simioni Programa Mais Educação: perfil e desafios de monitores esportivos de escolas municipais de Erechim/RS
Sirlei Zeni Catto Dificuldades de aprendizagem em matemática no ensino técnico profissionalizante
Castianeli Gomes Morbini
Ana Sara Castaman Raquel C. Paula Castoldi Fundamentos da sala de recursos
Alexandra dos S. Vieira O uso da sala de recursos por professores de escola regular
Valéria Sumye Milani
Suelen Fenske Contribuições do desenvolvimento de atividades de equoterapia no âmbito educacional em crianças em caso de vulnerabilidade social
Franciele V. Oliveira Estudantes estrangeiros nas escolas públicas na região de Passo Fundo: uma questão de identidade
Caroline Wüst  Práticas restaurativas no ambiente escolar: em busca da cultura da paz
Andréia Mendiola Marcon Letiane Ap. de O. da Silva Educação de surdos: método visual no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes surdos
Fabiane J. Lima de Souza Estudo e benefícios para os deficientes do Conselho municipal de Deficientes de passo Fundo – COMPEDE
Loreci de F. Zortéa Oficinas de retorno ao convívio social para excluídos por dependência química
Ioli Gwehr Wirth Patricia F. Fiabane O conceito de infância das escolas municipais
Paulo H. Santo da Silva Aplicação do plano nacional de educação na formação inicial e continuada de professores na educação básica de Passo Fundo/RS
Jaqueline da Silva A utilização de estratégias de incentivo à leitura nas escolas públicas estaduais de Passo Fundo/RS
Jonas Szczepanowski A importância da educação ambiental na formação de docentes comprometidos com a realidade socioambiental
Gabriela C. Consalter A relação paradoxal entre o método de produção agroecológico e convencional
Josimar de Aparecido Vieira Amanda Cechi Características dos professores que marcaram a formação dos profissionais da agronomia e suas relações com os saberes da ciência da educação
Marta Arnold O processo ensino-aprendizagem dos componentes curriculares denominados estruturas dos cursos de engenharia civil
Maiara Dall Agnol Ações pedagógicas desenvolvidas de maneira coletiva e o impacto na aprendizagem dos estudantes
Marcos Antônio de Oliveira Everton Cadore A importância da escola na decisão dos adolescentes sobre o que fazer na hora de praticar atividade física e fazer uso de tecnologias.

Turma de 2015

 

PROFESSOR/A ORIENTANDO/A TEMÁTICA – PROBLEMA DE PESQUISA
Alexandra Ferronato Beatrici Caroline Mattana Zorzo Uma análise sobre a Evasão dos Estudantes do  Proeja no IFRS-Campus Sertão (2008-2015)
Castianelli Gomes Morbini As políticas públicas educacionais vigentes no atendimento da socioeducação aos jovens em conflito com a lei: uma análise do contexto vivido
Kelly Grace Da Silva Martins As práticas Pedagógicas do Ensino de Química: Um olhar mediado pelo Encontro Nacional de Ensino de Química
Ana Sara Castaman Caroline Wust Práticas restaurativas no ambiente escolar: em busca da cultura da paz
Janete Aparecida De Souza A formação continuada como um processo para qualificar a prática pedagógica do professor em sala de aula na escola estadual de ensino fundamental bandeirantes no município de Sertão/RS
Valéria Sumye Milani A estudante não fez o projeto de pesquisa ainda.
Ioli Gwehr Wirth Leandro Brancalione Educação ambiental: refletindo sobre aspectos históricos, legais e sua importância no contexto social
Michele Do Amaral De Oliveira O processo de alfabetização e letramento na educação infantil
Simone Galafassi Forlin As mudanças trazidas para o ensino fundamental com a ampliação do ensino fundamental de nove anos nas escolas municipais Carmelina Baseggio e Giocondo Canalli
Josimar de Aparecido Vieira Claudia Moraes Rigo A construção do conhecimento escolar na educação profissional: a transposição didática como processo organizador dos saberes escolares
Cleverson Paulo Signor A constituição dos saberes pedagógicos da docência da educação superior a partir dos professores
Maria Cristina Antunes Beluca Dimensões de qualidade da formação continuada de professores da educação profissional
Aldinei Pogorzelski A constituição da prática pedagógica de professores que atuam na educação profissional
Leila de Almeida Castillo Iabel Danise Langaro Os Desafios dos Professores no Processo de Ensino e Aprendizagem dos alunos da APAE de Tapejara
Giovana Manto Papel do professor na aprendizagem de crianças com deficiência intelectual
Marcos Antonio de Oliveira Fernando José Simplicio Âmbito do Instituto Federal De Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – campus Erechim
Rodrido Pires Meira  Análise do desempenho de alunos na modalidade de EAD no âmbito do IFRS.
Mariana Scussel Zanatta Juliana Maria Accorsi Lemos A influência do capital cultural, econômico e da família no desempenho escolar do educando
Paoline Bresolin Isabel Cristina Pauli Levinski Espaço de apoio pedagógico da rede municipal de ensino de Getúlio Vargas­RS
Paoline Bresolin Jorge Luiz Dos Santos De Souza Ações Afirmativas