Infraestrutura

Estruturas de laboratórios e setores do IFRS – Campus Sertão

O campus possui a disposição vários laboratórios, bem como, há áreas experimentais destinadas as atividades de pesquisa a campo de 12ha, e setores de produção, o qual trabalham em prol da produção vegetal, animal ou agroindustrial, dando suporte em algumas pesquisas

LABORATÓRIO DE ANATOMIA ANIMAL (50 m²):

   O laboratório desenvolve as atividades de ensino, pesquisa e extensão, com esqueletos e peças ósseas de diferentes espécies animais de uso zootécnico.

   Equipado com 4 mesas de alumínio, banquetas de madeira, esqueletos ósseos completos de um equino, um bovino, um suíno e uma ave, peças ósseas animal diversas, dois freezers, mesa de professor e cadeira, balcão para estoque de material, pia com bancada de 4m.

LABORATÓRIO DE DEFESA SANITÁRIA VEGETAL (50 m²):

  O laboratório é utilizado para estudos na área de pragas, doenças e plantas daninhas.

   O laboratório conta com os seguintes equipamentos: medidor portátil de área folhar, estufa de circulação forçada de ar, pulverizador costal de precisão, geladeira, freezer, estufa para esterilização de materiais, autoclave vertical, capela, câmaras incubadoras (BOD), câmaras de crescimento (luz, temperatura e umidade), balanças de precisão; balanças analítica; microscópio de luz, microscópio estereoscópio, purificador de água por osmose reversa, reservatório para água purificada, centrífuga de mesa (4000 rpm), centrífuga refrigerada (15000 rpm), deionizador de água em PVC, homogeneizador, espectrofotômetro UV/VIS, leitora automática de microplacas, banho maria com agitação de água, fogão (gás), incubadora agitadora com controle de temperatura, bomba de vácuo, pHmetro, condutivímetro, agitador de tubos, mesa agitadora, agitador magnético, forno de microondas, dessecador, termociclador, cuba de eletroforese, transiluminador UV, armazenador de dados com sensor de temperatura e umidade, suporte de filtro em vidro (47mm), câmara de fluxo laminar e câmara de luz ultravioleta próximo (nuv) e vidrarias.

LABORATÓRIO DE CULTURA DE TECIDOS E CITOGENÉTICA VEGETAL – BIOTECNOLOGIA (120 m²):

   O laboratório é utilizado para micropropagação de plantas através da cultura de tecidos. Conta com uma sala climatizada para crescimento das culturas, contendo também uma sala para análises microscópicas, outra para o preparo de meios de cultura, uma para a inoculação, entre outras.

   O laboratório conta com os seguintes equipamentos: autoclave vertical, agitador magnético, destilador de água, deionizador, pHmetro digital de bancada, blender microprocessado, balanças de precisão, balanças analítica, mesa agitadora, centrífuga de bancada refrigerada, medidor de clorofila, estufa de secagem, estufa bacteriológica, câmara de fluxo laminar, microscópio óptico binocular e trinocular, aparatos de captura de imagens em microscópio ocular, estereomicroscópio binocular e trinocular.

LABORATÓRIO DE FISIOLOGIA E REPRODUÇÃO ANIMAL (50 m²):

Desenvolve atividades de pesquisa que venham a utilizar equipamentos para análise da fertilidade de animais. Equipamento de ultrassonografia para ruminantes, botijão para congelamento/armazenagem de sêmen, equipamentos para inseminação de bovinos, ovinos e suínos, 02 microscópios binocular.

LABORATÓRIO DE HISTOLOGIA E PARASITOLOGIA (112 m²):

O laboratório desenvolve atividades de pesquisa na área de histologia e parasitologia animal, além de atender as aulas práticas das disciplinas de Histologia, Zoologia, Parasitologia, Citologia e Embriologia, Biologia Celular, Anatomia Vegetal, Botânica e Histologia Vegetal. Equipado com 40 microscópios binocular.

LABORATÓRIO DE MANEJO DE ÁGUA E SOLO (52 m²):

   Esse laboratório é utilizado para o estudo das propriedades físicas e químicas do solo, além de tecido vegetal manejado pela produção agrícola, possui uma sala ampla para a caracterização física do solo e outra para trabalho das amostras.

   O laboratório conta com os seguintes equipamentos: Câmara de Richards, estufa, aparelho de Proctor, aparelho de Casagrande, capela, chapa aquecedora, destilador, deionizador, destilador de nitrogênio, mufla, potenciômetro, espectrofotômetro de UV-Visível, modelo UV-1800, sistema de cromatografia líquida acoplado a espectrometria de massas, marca Shimadzu, cromatógrafo gasoso acoplado a espectrômetro de massas, espectrofotômetro de absorção atômica, modelo AA 7000, marca Shimadzu e Computadores.

NÚCLEO DE ESTUDO DE SOLOS EM MÁQUINAS AGRÍCOLAS (48m²):

   Esse laboratório é utilizado para o estudo das propriedades físicas e mecânica do solo, além de estudos com da interação solo-máquinas agrícolas-planta.

   O laboratório conta com os equipamentos: Consolidômetro digital, penetrômetro de campo, trados de rosca ¾, extrator de coleta, cilindros de coleta para determinação física do solo, cilindros para determinação da compressibilidade do solo, estufa de secagem e esterilização, permeâmetro de recarga constante, réguas de medição de umidade por impedância, medidor de clorofila, pulverizador costal com motor elétrico, calha coletora de adubo a campo, bancada de ensaio de dosadores de fertilizante, trator de 75cv 4 x 2 TDA, kit de direção assistida por GPS, GPS de navegação Garmim Etrex Vista, atomizador de frutas, pulverizador hidráulico de 600L com 28m de barra, jogo de discos de plantio com furação cônica e simples, semeadora de experimento, semeadora agrícola multipla de 7 linhas de verão e 17 de inverno, colhedora de grãos.

LABORATÓRIO DE ANÁLISE E TRATAMENTO DE ÁGUA E EFLUENTES (45 m²):

   O laboratório é utilizado para o desenvolvimento de tecnologias no tratamento de águas residuárias, buscando a identificação e a redução de contaminantes, bem como, o controle de poluição de águas, efluentes, microbiologia ambiental e agrícola.

   Os equipamentos disponíveis nesse são: biorreator com software de monitoramento e controle,bancada para estudo de tratamento de água de abastecimento, biorreator-fermentador, autoclave vertical, bomba a vácuo, destilador de nitrogênio, banho termostático, exaustor de gases, capela de exaustão de gases, sistema de microfiltração e ultrafiltração, sistema osmose reversa, estufa, microondas, balança eletrônica, agitador magnético, condutivímetro, estufa a vácuo, pHmetro, chapa de aquecimento, jarra anaeróbica,  mufla, bomba dosadora, câmara de fluxo laminar e geladeira.

LABORATÓRIO DE PROCESSOS DE SEPARAÇÃO (120 m²):

   Esse laboratório desenvolve tecnologias para extração, quantificação e aplicação de compostos bioativos presentes em matrizes vegetais bem como propor métodos para proteção destes compostos.

   Equipamentos: Bancadas adequadas, linhas de água e ar comprimido, capelas, climatização, computadores com acesso à internet, módulos de trocador de calor, absorção, adsorção, leito fluidizado, módulo de separação por membrana de bancada de micro/ultrafiltração pressurizada, atomizador spray dryer com capacidade nominal para secagem de 1 L/h, em aço inox, banhos de ultrassom.

CENTRO DE ANÁLISE DE ALIMENTOS (176 m²):

   O Centro de Análise de Alimentos é composto pelos laboratórios de Bromatologia, Microbiologia e Microscopia.

   Equipamentos: Aparelho de extração de gordura tipo Goldfisch, banho com mesa agitadora, autoclave vertical, banho ultratermostático, câmara de exaustão de gases, capela de fluxo laminar vertical, centrífuga de Gerber, centrífuga de separação de fases, conjunto para determinação de açúcares redutores, conjunto para determinação de fibras, conjunto para determinação de nitrogênio e proteína, método Kjeldah, contador de colônias eletrônico, determinador de umidade por infravermelho, discos de Ackermann, esteromicroscópio trinocular, microscópios, estufa de circulação e renovação de ar, estufa microprocessado de cultura bacteriológica, evaporador rotativo, mufla, Incubadora BOD, medidor de atividade de água, turbidímetro, refrigerador biplex, refrigerador, termômetro digital tipo espeto, turbidímetro.

NÚCLEO DE EXPERIMENTAÇÃO E ESTUDOS ANALÍTICOS (120 m²):

   Aqui são desenvolvidas atividades de ensino, pesquisa e extensão para a quantificação de elementos e substâncias presentes nas mais variadas matrizes, seja líquido ou gás, bem como, estudos com biodiesel, uso de óleos vegetais.

   O laboratório conta com os seguintes equipamentos: HPLC, cromatrógrafo líquido acoplado ao mafla, absorção atômica, estufas de esterilização e secagem, incubadora in vitro, banhos termostático e potenciosatato/galvanostato.

LABORATÓRIO DE ESTEREOSCÓPICA E CIÊNCIAS AMBIENTAIS (52 m²):

   O laboratório é utilizado para análise microscópica de diferentes materiais orgânicos e inorgânicos.

   Os equipamentos disponíveis nesse laboratório são: bancadas, microscópios estereoscópio (sendo 1 deles acoplado a um vídeo), microscópio ótico, lupas, estufa, bandejas e seringas, lâminas e lamínulas, vidrarias, pinças e tesouras cirúrgicas.

LABORATÓRIO DE BIOQUÍMICA E BIOLOGIA MOLECULAR (49 m²):

  Esse laboratório é empregado em diagnósticos ambientais, isto através de métodos de toxicologia e biologia molecular.

  Os equipamentos disponíveis aqui são: Termociclador, cuba de eletroforese, transiluminador, microscópio confocal, espectrofotômetro com fluorescência.

Laboratório de apoio

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA (240 m²):

  O laboratório de informática possui 4 salas, todas em ambiente climatizado e amplo, equipadas com projetor multimídia, lousa digital e 31 computadores por sala. Todos os laboratórios são conectados com cabeamento de categoria seis, com velocidade de tráfego de 1024 Kbps, com programas de edição de texto, demais softwares e impressora interligada em rede.

Esse laboratório dará suporte na disciplina de delineamentos experimentais na aprendizagem de softwares de processamento de dados. Já na disciplina de Irrigação de culturas agrícolas será utilizado softwares de dimensionamento de sistemas de irrigação. Na disciplina de recursos hídricos no sistema de produção será utilizado software para delimitação de bacias hidrográficas e confecção de mapas de solos, cultivos e relevo.

LABORATÓRIO DE SOFTWARES APLICADOS (60 m²):

   O laboratório de softwares aplicados é constituído de ambiente climatizado e amplo, equipado com 24 computares próprios para instalação de programas específicos (01 por aluno), como programas estatísticos, gestão, topografia, modelagem, cartografia e impressora interligada em rede, entre outros.

SETORES DE PRODUÇÃO

SETOR DE CULTURAS ANUAIS:

Neste setor são desenvolvidas atividades relacionadas à produção de plantas de lavoura. O setor possui um prédio com uma sala de aula com 40 classes estofadas, projetor multimídia, ventiladores e ar condicionado. Além disso, possui uma sala para professores e outra para técnico administrativo e bolsistas equipada com mesas, cadeiras, armários, computadores e ar condicionado. Para o armazenamento de insumos e ferramentas o setor conta com uma sala auxiliar e galpão externo. Possui área agricultável de aproximadamente 90 hectares, onde, anualmente, são cultivados soja, milho, trigo, aveia, sorgo, nabo, centeio, canola em sistema de plantio direto e rotação de culturas. Anexado ao setor está a área de pesquisa de 10 ha utilizados exclusivamente para o desenvolvimento de projetos de pesquisa à campo.

Próximo à sala de aula há uma unidade demonstrativa de 100m² aonde os alunos e a comunidade externa podem visualizar o desenvolvimento de diversas culturas em menor escala.

SETOR DE MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA:

   Neste setor são desenvolvidas atividades na área de mecanização agrícola. Além disso, este é responsável pela manutenção e o abrigo das máquinas e equipamentos utilizados nas aulas práticas e nas áreas de produção e pesquisa. Possui uma sala de aula com capacidade para 40 lugares com cadeiras estofadas, projetor multimídia e ar condicionado. Um laboratório de peças e motores onde é possível visualizar o funcionamento de partes das máquinas. Conta com sala para professores e com o laboratório de Núcleo de Estudo de Solos em Máquinas. Próximo ao setor está disponível uma área agrícola de 2,2 ha para prática de máquinas como aração, gradagem, subsolagem e simulação de semeadura, silagem, colheita, entre outros.

O setor possui as seguintes máquinas: 02 (dois) trator 4 x 2 de 14,5 cv, 01 (um) trator 4 x 2 de 60 cv,   01 (um) trator 4 x 2 de 68 cv,   01 (um) trator 4 x 2 TDA de 75 cv plataformado, 01 (um) trator 4 x 2 de 105 cv plataformado, 01 (um) trator 4 x 2 TDA de 95 cv plataformado com cabine;  01 (um) trator 4 x 2 TDA de 105 cv plataformado; 01 (uma) colhedora automotriz, 01 (uma) colhedora de forragem de corte grosso, 01 (uma) colhedora de forragem de corte fino, 01 (uma) plataforma para colheita de poáceas para silagem, 02 (duas) roçadeiras hidráulicas, 04 (quatro) carretas agrícolas, 01 (uma) carreta basculante, 01 (uma) pá carregadeira, 01 (uma) trilhadora de cereais com motor a diesel, 01 (um) distribuidor de esterco líquido, 01 (uma) semeadora-adubadora múltipla de 17 linhas de inverno e 7 linhas de verão, 01 (uma) semeadora-adubadora de parcela de 4 linhas de verão ou 11 de inverno, 01 (uma) semeadora adubadora de verão de 7 linhas, 01 (um) pulverizador montado de 680L com barra hidráulica de 14m, 01 (um) pulverizador montado de 600L com barra fixa a frente do trator de 3m, 02 (dois) atomizador montado de 400L com 12 pontas, 01 (uma) plataforma de colheita de milho, 01 (uma) plataforma colhedora de cereais, 01 (uma) arado reversível, 01 (uma) subsolador, 01 (uma) enxada rotativa, 01 (uma) grade aradora, 01 (uma) broca perfuradora agrícola, 01 (uma) grade niveladora, 01 (uma) desensiladora, 01 (um) distribuidor a lanço tipo carreta de fertilizantes e/ou corretivos, 01 (um) distribuidor a lanço com taxa variada hidráulico.

Este setor possui todo o plantel de máquinas que será utilizado para instalação, condução e colheita dos experimentos, tendo pleno suporte para tal, pois há 4 técnicos administrativos disponíveis para isso e, bem como, um Eng. Agrônomo para auxílio na condução de campo.

SETOR DE ARMAZENAMENTO E BENEFICIAMENTO DE GRÃOS:

Esse setor é responsável por armazenar e beneficiar parte da produção de grãos da instituição. Além disso, armazenam fertilizantes, sementes, agrotóxicos utilizados nas áreas de produção e pesquisa. O setor possui uma unidade de secagem, um silo pulmão, mesa densimétrica, máquinas de ar e peneira de limpeza e pré-limpeza, separador de grãos helicoidal, ciclones, distribuidores de grãos de esteiras, elevadores de caneca, moega, e um laboratório de análise de sementes básico, com medidor de umidade universal, medidor de umidade por capacitância, trado calador, peneiras de classificação e balança. Além do galpão principal, há um galpão de armazenamento dos fertilizantes, um galpão de fabricação de ração, uma sala de apoio, uma sala de armazenamento de sementes, uma sala de armazenamento de agrotóxicos.

As pesquisas que sejam realizadas a campo e, que envolvam produção, poderão ser processadas e beneficiadas aqui, pois há todo o aparato para tal, já nas disciplinas.

SETOR DE OLERICULTURA:

   Nesse setor são desenvolvidas atividades relacionadas a produção de culturas anuais de ciclo curto. O setor é responsável por fornecer parte das hortaliças utilizadas no refeitório do Câmpus. Possui um prédio com capacidade para 40 lugares equipado com projetor multimídia, ventiladores e ar condicionado. Além disso, possui uma sala para professores e outra para servidores equipada com mesas, cadeiras, armários, computadores e ar condicionado. Para o armazenamento de insumos e ferramentas o setor conta com uma sala auxiliar e galpão externo. Possui área agricultável de aproximadamente 2 ha equipada com sistema de irrigação por aspersão. Há 01 (uma) estrutura que contempla 04 (quatro) estufas climatizadas, 03 (três) túneis metálicos, 02 (duas) estufas metálicas, 01 (uma) estufa sementeira mista, 01 (uma) estufa hidropônica, 01 (um) espaço para seleção, lavagem, classificação e embalagem dos produtos colhidos da horta.

  O setor dá apoio nas atividades a campo que envolvam as plantas daninhas presente na atividade de produção olerícola, bem como, trabalhos que envolvam a instalação de plantas em ambiente controlado quanto a irrigação, ou ambiente protegido, pois há estufas disponíveis para tal, ou nos estudos com plantas daninhas com ambiente.

SETOR DE FRUTICULTURA:

   Nesse setor são desenvolvidas atividades relacionadas a produção de culturas frutíferas perenes. O setor é responsável por fornecer parte das frutas utilizadas no refeitório do Câmpus. Possui um prédio com capacidade para 40 lugares equipado com projetor multimídia, ventiladores e ar condicionado. Além disso, possui uma sala para professores e outra para técnico administrativo e bolsistas do setor, equipada com mesas, cadeiras, armários, computadores e ar condicionado. Para o armazenamento de insumos e ferramentas o setor conta com uma sala auxiliar e galpão externo. Possui área agricultável de aproximadamente 4 ha. Há 01 (uma) estufa para produção e ambientação de mudas, 01 (um) viveiro para produção de diversos tipos de muda, ferramental para trabalho, 01 (um) container que é um laboratório de pesquisas com tipos de luz, o setor possui clorofilômetro, refratômetro digital.