XI Congresso Brasileiro de Sistemas de Produção

   O décimo primeiro Congresso da Sociedade Brasileira de Sistemas de Produção (SBSP) foi o primeiro a ser realizado em território gaúcho, na cidade de Pelotas. O evento foi composto por palestras e apresentações de trabalhos, proporcionou um ambiente único para discussões acerca de temas pertinentes aos sistemas de produção e à metodologia de análise de sistemas agrários.

  O evento teve a participação da Dra. Raquel Breitenbach e da sua bolsista de Iniciação Científica e/ou Tecnológica Graziela Corazza, graduanda em Agronomia no campus. Os trabalhos publicados pelas pesquisadoras tinham como foco de estudo a agricultura familiar, sendo um investigou os motivos para os agricultores permanecerem ou desistirem da atividade de bovinocultura de leite e outro que elencou os fatores que fazem os jovens rurais optar por ficar ou sair do campo.

Além do aprendizado proporcionado, o evento permitiu conhecer novos pesquisadores da área, fazendo com que se criassem oportunidades de parcerias de ensino, pesquisa e extensão. Por fim, como ponto mais gratificante, a Dra. Raquel considera a possibilidade de inserção da estudante Graziela Corazza na comunidade científica, permitindo que ela conheça pessoas e que pessoas conheçam seu potencial.

  Os trabalhos publicados foram:

**** Condicionantes e estratégias de permanência no meio rural dos jovens da agricultura familiar: a importância da educação no campo

***** Representatividade da atividade leiteira nas propriedade familiares de Alto Alegre/RS