CONBEA 2016

A equipe de bolsistas do Núcleo de Estudos de Solos e Máquinas Agrícolas (NESMA) coordenada pelo prof.  David da Rosa  participaram do XLV Congresso Brasileiro de Eng. Agrícola.  Realizado no Eco resort Costão do Santinho, em Florianópolis, evento organizado pela Sociedade Brasileira de Engenharia Agrícola, reunindo pesquisadores do país das áreas de Máquinas Agrícolas, Engenharia de Água e Solo, Energização Rural, Construções e Ambiência e Armazenagem de Grãos. No evento teve a divulgação dos trabalhos do NESMA que foram acompanhados pelos prof.s David e Roger Toscan Spagnolo, e os discentes do curso Bacharelado em Agronomia: Alisson Alves, bolsista PIBIT-CNPq/IFRS; Artur Zancam, bolsista BICTES-IFRS Campus Sertão; Eliakin Frederico Rafain bolsista BICTES-IFRS Campus Sertão; Marcos Longaretti, bolsista BICTES-IFRS Campus Sertão; Junior Verardi, bolsista BICTES-IFRS Campus Sertão; Nicael Tedesco dos Santos, bolsista BICTES-IFRS Campus Sertão

 

A equipe do NESMA apresentou no total oito trabalhos, sobre dosadores de fertilizante e sobre física do solo, sendo que destes dois foram apresentados na forma oral, sendo o trabalho intitulado: Dosadores de rosca helicoidal e suas relações com a produção de grão; apresentado pelo professor David Peres da Rosa, este trabalho teve como objetivo comparar a distribuição de dosadores de rosca helicoidal na semeadura e sua relação na produtividade de grãos.

Outro trabalho apresentado na forma oral foi o trabalho intitulado: Estrutura funcional de um dispositivo indicador da compactação do solo na semeadura; apresentado pelo professor Roger Toscan Spagnolo, que teve como objetivo à elaboração de uma estrutura funcional que auxilie o projeto de um sensor de mensuração da demanda de força da haste sulcadora empregada na semeadora agrícola e, através dessa gerar mapas da demanda de força no momento da semeadura.

Também foram apresentados 6 trabalhos na forma de banner pelos bolsistas do mesmo setor sendo o trabalho intitulado por: Distribuição longitudinal de fertilizante granulado em diferentes umidades e inclinações de trabalho de um dosador helicoidal por transbordo; apresentado pelo bolsista Alisson Alves, que teve por objetivo avaliar o desempenho de um mecanismo dosador de fertilizantes do tipo rosca helicoidal por transbordo sob diferentes inclinações verticais de trabalho e condições de umidade do fertilizante.

O bolsista Artur Zancan apresentou o trabalho intitulado por: Descompactação biológica do solo com consórcio de culturas de inverno; que teve por objetivo verificar qual a melhor densidade de forrageiras consorciadas para melhorar as características físicas do solo.

O bolsista Eliakin Frederico Rafain apresentou o trabalho intitulado por:  Variabilidade espacial dos atributos físicos do solo em sistema de plantio direto e cultivo mínimo; sendo que este trabalho teve por objetivo avaliar a variabilidade espacial das propriedades físicas de um Nitossolo Vermelho sob sistema plantio direto e cultivo mínimo.

O bolsista Marcos Longaretti, apresentou o trabalho intitulado: Estratégia de melhoria do mecanismo de distribuição de fertilizantes do dosador rosca helicoidal por transbordo de uma semeadora; sendo o objetivo deste trabalho avaliar a eficiência de um mecanismo de redução de perdas do dosador de rosca helicoidal por transbordo de fertilizantes.

O bolsista Nicael Tedesco dos Santos, apresentou o trabalho intitulado: Variabilidade espacial da fertilidade do solo e sua relação com a produtividade da soja; tendo como objetivo desse trabalho avaliar a variabilidade espacial do P, K e S na cultura da soja sob sistema plantio direto.

O bolsista Junior Verardi, apresentou o trabalho intitulado: Descompactação biológica do solo combinando adubação nitrogenada de um consorcio de forrageiras; tendo como objetivo analisar a melhoria física da consorciação de diferentes plantas forrageiras em diferentes doses de adubação nitrogenada