Dicas >

Dicas muitos importantes (CEP, Pesquisador novo, Sistemas)

O que preciso para ser um pesquisador?

• 1ª – Uma coisa que é inerente do processo, é ter uma ideia!, após isso, colocá-la no papel que para nós deve ser no SIGPROJ, esse é o sistema de gestão de projestos adotado pela nossa pró-reitoria, lá vão uma série de informações do projeto.
  • 2ª – Deves estar num grupo de pesquisa que esteja cadastrado no IFRS, caso no grupo de docentes que estás inserido não tenha algum grupo que te encaixes, podes criar um, isso através do envio de um memorando para o Departamento de Pesquisa, Pós Graduação e Inovação do nosso campus, solicitando tal criação, com o nome do grupo, linhas e integrantes.

______________________________________________________________________________________________________________________________

Como funciona para submeter um projeto com recursos

No IFRS, há um contrato com a FAURGS, o qual gerencia os recursos de projeto, para tal deve-se seguir este fluxo:

Fluxo Faurgs

Quer saber mais? como fazer convênios? clique aqui!

_____________________________________________________________________________

Como descubro os grupos de pesquisa do IFRS?

catalogo-de-grupos-do-ifrs

A nossa PROPPI, fez um excelente trabalho  na montagem de um caderno de grupos de pesquisa, ali você encontra todos grupos do IFRS até 2015.

PROPPI

_____________________________________________________________________________

Qualquer projeto que irei fazer vai ter bolsa?

Isso depende, para conseguirmos bolsa para alunos temos duas formas:

– Bolsas oriundas do IFRS

– Bolsas oriundas do CNPq e Fapergs

A primeira citada é uma modalidade oriunda com recursos do nosso próprio campus!, o qual segundo resoluções internas que define que 1,5% do orçamento do campus deve ser destinada para bolsa de aluno, e 1% para “bolsa” de projeto, que chamamos de Auxílio Institucional à Produção Científica e/ou Tecnológica (AIPCT).

A segunda citada chamamos bolsas de fomento externo, o qual vai para a reitoria que lança um edital de concorrencia, geralmente no meio do ano, essas só prevem bolsas para alunos.

_____________________________________________________________________________

Minha pesquisa envolve pessoas, coleta de dados de pessoas ou empresas como funciona?

plataforma-brasil Pesquisas que envolvem dados pessoais, seja ele apresentado de forma oculta, ou seja, não vai o nome da pessoa física ou jurídica o mesmo necessita passar pela avaliação do Comite de Ética de Pesquisa, isso via plataforma Brasil, um sistema digital do MEC.

Como uso a plataforma Brasil?

Submissão de Projetos de Pesquisa

Informações sobre CEP

Comitê de ética em pesquisa envolvendo seres humanos – CEP IFRS

Cartilha da propriedade intelectual

Tudo sobre inovação, fonte OAB.

clique aqui

Publicado em 10/10/2016, em Dicas.